segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Halloween - O Dia das Bruxas
O Dia das Bruxas, surgiu há mais ou menos dois mil anos, sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material,. A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão “Ali Halíows Eve”, que significa véspera do Dia de Todos os Santos, dia 01 de novembro.
A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.
Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druida de Samhain que, de acordo com a crença, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para leva-los ao céu dos druidas neste exato dia. Para os druidas, Samhain era o fim do verão e o festival dos mortos.
Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno. Algumas pessoas dizem que os espíritos regressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais.
Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas. No mundo moderno, o Halloween surgiu em XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras.
Conheça um pouco da História:
31 de outubro marca também o termino do ano celtico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes a procura de calor e previsões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas.
Os Druidas invocavam forcas sobrenaturais para acalmar os espíritos maus. Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos as casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nestes rituais, originou-se da crença paga de que, na véspera do Dia de Todos os Santos havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustados" pregavam pecas nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados a fim de que houvesse adaptação as novas maneiras de viver.
Como exemplo temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e tem sua origem entre os irlandeses.
Jack-O-Lantern
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
Trick or Treat (Travessuras ou Gostosuras)
A formula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição vestidas com roupas extravagantes pedindo doces e balas.
Hoje em dia
Principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e com muita alegria. Nestas festas as pessoas usam mascaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engaçado ou horripilante. As crianças saem as ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo por doces dizendo: " Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peca.
Ritual Pagão de Halloween
É tempo de reflexão.
Nos dias que antecedem o Halloween, procure meditar muito sobre seus atos, suas vivências e seu aprendizado no último ano. Não deixe os planos e metas para o ano novo de fora.
Prepare o cardápio e convide seus amigos.
Faça um bolo com frutas cristalizadas, tortas de maçã.
Você pode também preparar assados e separar um bom vinho.
Na hora de preparar a ceia não esqueça que as cores que alegram o ambiente devem ser laranja, roxa e preta.
Prepare uma mesa com maçãs, folhas de cipestre, as comidas da ceia e muitas abóboras recortadas (não esqueça que as abóboras devem ser mantidas com velas acesas por três dias consecutivos).
No centro coloque uma cuia cheia de água e algumas velas acesas - você pode também acender uma fogueira se tiver espaço, mas somente se não for danificar a natureza. As pessoas presentes podem ser convidadas a falar e lembrar fatos de seus antepassados, mas sempre com felicidade, nunca a lembrança deve envolver angustia.
É hora de fazer uma homenagem aos antepassados.
Como é o dia da celebração da morte da escuridão, tanto os espíritos de seres humanos quanto de animais podem ser invocados para auxiliar na leitura de oráculos. Na hora em que partir o bolo, coloque o primeiro pedaço na terra, oferecendo-o a Grande Mãe.
Prepare a Sua Vassoura
Ao contrário do que muita gente acredita, a vassoura não é o instrumento de transporte de bruxas. A função da vassoura é eliminar os maus fluidos, as energias negativas do ambiente. Por isso ela nunca toca o chão quando usada para limpar um ambiente.
Deve ser feita com ervas, que seguindo a tradição, devem ser escolhidas entre ramos de louro, arruda, manjericão, alecrim, alfazemas. Pode-se colocar todas as ervas ou suas preferidas. Coloque-as em feixe e amarre-as em volta de um longo galho seco de qualquer espécie. Você pode ainda acrescentar flores secas como sempre-vivas, camomila e ainda eucalipto.
Fonte: Claudia Galante e outras.
-----------------------------------------
Eu Mago Dam, costumo acender uma fogueira, chamar os amigos, preparar uma bela mesa de frutas, pães e doces, regados a vinho e suco de uva. Invoco os Deuses e Deusas, os Elementos, Magos e Bruxas ancestrais, ofereço uma bela cesta de guloseimas para eles. Peço Conhecimento, e sabedoria para a boa utilização do que me foi passado. Escrevo papéis com as coisas que eu não gostaria que se repetissem no novo ano e as queimo na fogueira. O resto da noite é festa! Não esqueça de fazer as Jack-O-Lanterns com abóboras ocas e uma vela dentro... ah coloque as sementes no forno com um pouco de sal que ficão uma delicia.
Happy Halloween - Feliz Dia das Bruxas: magodamtarot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário