segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Festa de Halloween
O halloween é uma festa que meche com toda a criatividade e imaginação, seja desde as crianças pequenas, até mesmo os adultos que acabam se contagiando com toda a empolgação de seus filhos e decidem fazer uma grande festa para comemorar a noite do dia das bruxas.
Muito típico aqui no Brasil, as pessoas se motivarem e principalmente, se inspirarem completamente nos filmes americanos em que retrata bem a vida e o cotidiano das crianças e adolescentes quando chega o mês de outubro, mais precisamente o halloween.
O halloween é uma das festas que mais faz sucesso no exterior, por possuir uma grande extensão nos Estados Unidos, onde realmente as pessoas levam a sério toda a parte da fantasia, customização, até mesmo a decoração das casas que devem estar encantadoras, é desse modo que a festa ganhou todo o destaque que possui hoje, inclusive aqui em território brasleiro.
Pode ser chamado tanto de halloween, como também de dia das bruxas, o que importa mesmo é o simbolismo que ele nos traz, como filmes de vampiros sugadores de sangue, bruxas malvadas que saem a noite voando em suas vassouras mágicas atrás de crianças desobedientes, monstros que são criados em laboratório por seres humanos comuns, e que, com o passar do tempo acabam matando toda a população da pequena cidade, etc.
Essas são um pouco das histórias que estamos cansados de ouvir quando chega esta data, já que ela esta ligada totalmente com a morte, terror, zumbis, assombrações, etc.
O halloween é uma festa celebrada e comemorada no dia 31 de outubro, que é a véspera do dia de todos os santos.A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos e surgiu entre o povo celta, que acreditavam no último dia do verão, 31 de outubro os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a igreja resolveu cristianizar a festa, criando o Dia de Finados, que passou a ser comemorado no dia 2 de novembro..
A festa está totalmente relacionada em sua origem com a morte, e também em resgatar elementos e figuras assustadoras, existem alguns símbolos bem comuns nas festas de halloween, como por exemplo, fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como o Drácula e tambem o Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doces ou travessura” e terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates entre outros doces.
No Brasil a comemoração desta data ainda é um pouco recente.Pois chegou ao nosso país através de uma grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
Muitos brasileiros afirmam que esta data não tem a ver nada com a nossa cultura, sendo assim deveria ser deixada de lado. Ainda argumentam que o Brasil tem um rico folclore e deveria ser mais valorizado do que festas vindas do exterior. Sendo assim, o governo resolveu criar em 2005, o Dia do Saci, e passou a ser comemorado também no dia 31 de outubro, para ir em conflito com o halloween dos americanos.
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos religiosos, mas principalmente das igrejas cristãs. O argumento que eles usam é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, algumas ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores passados para eles dentro da igreja.
De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem e amor.
O halloween é uma festa que uni as pessoas de todos os bairros, pois muitos jovens e crianças batem de porta em porta, fazendo com que os moradores daquela casa saiam para dar os doces e guloseimas para eles. E assim não resistem em ver toda aquela multidão fantasiada e se divertindo tanto, que acabam optando por entrar na farra junto e assim terminam a noite todos juntos com sacos cheios de doces.
Uma das histórias mais comuns que ouvimos durante o halloween é o Jack.
"Era uma vez um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos, e sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore. Mas, para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. O rapaz coloca a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando." misterfestas.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário