segunda-feira, 30 de setembro de 2013
domingo, 29 de setembro de 2013
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
terça-feira, 24 de setembro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Jack o’Lantern – Jack o Cabeça de Abóbora
Mais um símbolo muito conhecido no Halloween, a Abóbora que fica iluminada por uma vela, mas qual seria a sua real representação?
Este símbolo surgiu na Irlanda através da lenda de Jack.
Um homem chamado Jack, alcoólatra e grosseiro, bebeu muito em um dia 31 de Outubro.
E o Diabo veio levar sua alma.
Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o Diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda.
O Diabo concorda.
Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato.
- Te liberto em troca de continuar ficando na Terra por mais um ano inteiro.
Sem opção, o Diabo concorda.
Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à Igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de Outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece.
Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore.
O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.
O Diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça.
O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre.
Tenta entrar no Céu, mas sua entrada é negada. Pelos modos malvados com o Diabo.
Sem alternativa, vai para o Inferno.
O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada.
Mas, com pena da alma perdida, o Diabo joga uma brasa para que Jack possa Iluminar seu caminho pelo limbo.
Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Os nabos na Irlanda eram usados como “lanternas do Jack”. Mas quando os imigrantes foram para a ‘América’, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que os nabos. Então Jack O’Lantern (Jack da Lanterna) nos Estados Unidos passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa. Outra versão é que a lenda de Jack na Irlanda se espalhou pela Escócia, e ambos começaram a fazer rostos assustadores em nabos colocando nas janelas para espantar Jack (o miserável) e os espíritos do mal, sendo levada esta lenda para o Estados Unidos que até hoje onde é fortemente cultuado.
Aquele que prestar bem atenção na noite do dia 31 de Outubro poderá ver a luzinha de Jack iluminando os caminhos.
Simbologia
O DIABO/SATAN - a palavra Diabo vem de diábolos, significa Opositor, é uma metáfora “Não é Espírito”. E a palavra Satan vem do grego que tem a conotação de Adversário. O Diabo/Satan representa nada mais que o Orgulho, Inveja, Ciúme, Ganância, etc., do próprio Jack, que de fato são adversários e opositores nossos, pois entravam nossa evolução espiritual e moral, nada mais é “Aqueles que são Amigos de Nosso Ego é Inimigos de Nosso Eu Interior”.
O NABO – é representado pela sabedoria, para que a Luz de Jack permaneça acessa no limbo. Evolução Espiritual.
A ABÓBORA - por ser uma alimento muito abundante e farto, os Irlandeses trocaram o nabo pela abóbora, que representa Fertilidade e Sabedoria.
A VELA - representa a luz que Ilumina a escuridão, ou Iluminar os próprios caminhos.
A lenda de Jack e toda a sua simbologia é muito ligado aos ‘Temidos’ Exus.
Jack é a representação do próprio Exu, que através de seus karmas, tem a missão de Iluminar nossos caminhos dentro da escuridão, trevas que nós mesmo criamos dentro de nós. Exu Ilumina a nós, mas também Ilumina a si mesmo, e a lenda de Jack é muito clara, Jack ilumina os caminhos para as pessoas e ao mesmo tempo ilumina os caminhos para ele não ficar na escuridão.
E pela ignorância muitas pessoas preferem afugentar os Exus, como os Irlandeses afugentavam Jack, achando que estão melhorando a si próprio, e não percebe que estão melhorando o próprio Ego, Orgulho…
Um Grande Abraço e que as trevas de cada um seja Iluminada. vidaespiritualidade.com.br
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Decoração para o Dia das Bruxas
31 de outubro: Halloween
O dia 31 de outubro, dia do Halloween, é muito comemorado nos países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. A data é esperada ansiosamente pelas crianças que se fantasiam e vão pelas casas da vizinhança dizendo “Doces ou Travessuras”, para conseguir todos os tipos de balas e chocolates que conseguirem em suas cestas. Mas essa não é a história original…
A história do Halloween/Dia das Bruxas:
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
A história do Jack-o’-lantern:
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propões um trato: libertá-lo em troca de ficar na terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não. No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. o Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o libera da árvore. Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas com pena da alma perdida, o Diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O’ Lantern (Jack da lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack procurando um lugar.
Fonte:terra.com.br
Origem do Dia das Bruxas - Halloween
O dia das Bruxas ou Halloween é um evento tradicional comemorado em 31 de Outubro ,que ocorre principalmente nos Estados Unidos ,Canadá ,Irlanda e Reino Unido.
Atualmente as comemorações do Halloween mudam de um lugar para o outro, além de não ter mais a mesma conotação de sua origem.
Foi nos Estados unidos que o Halloween se popularizou. As crianças saem nas ruas fantasiadas pedindo doces (Trick-or-treat – Travessuras e Gostosuras), uma brincadeira originada de um costume europeu, conhecido com o nome de “Souling” (almejar), comemoração de todas as almas, onde os cristãos iam de porta em porta pedindo o “Soul Cakes” (bolo de almas), feitos de pequenos quadrados de pão de groselha.
A celebração do Halloween tem duas origens que ao longo da história se misturam :
Origem Pagã :
A comemoração do Halloween começou nos tempos antigos quando os Celtas viviam na Grã-Betanha e na Irlanda. , eles celebravam a passagem do verão para o inverno, com uma festa pagã , o Samhain. Possivelmente a celebração do Samhain ocorria entre os dias 5 e 7 de novembro e duravam uma semana .
Eles também acreditavam que espíritos malignos vinham para a terra nesse dia. Para espantar estes espíritos, os Celtas vestiam fantasias de bruxas, bruxos, fantasmas, acendiam fogueiras e faziam sacrifícios para os deuses, tudo para espantar os espíritos malignos que acreditavam estar entre eles.
Foi na Irlanda berço do Halloween ,que surgiu a tradição, da lenda folclórica do Jack da Lanterna.
As pessoas esculpiam rostos assustadores em nabos e batatas ,depois colocavam nas janelas e portas para afungentar Jack Miserável e outros espíritos do mal.
Origem Cristã :
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”.
Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.
Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
fonte :
Dia das Bruxas | Wikipédia
Historia do Halloween | Beth Cruz
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Você sabia que o dia 31 de outubro é celebrado de forma diferente em alguns países?
Enquanto o dia 31 de outubro para a cultura americana é para comemorar o Halloween ou Dia das Bruxas, na Espanha é véspera do Dia dos Mortos, celebrado em 1º de novembro.
Essa data para os países com origem hispânica tem significado religioso e cada país tem as suas tradições para o Dia de Finados.
No Oriente, os rituais seguem a mesma linha, ainda que baseados no Budismo e nas crenças populares.
Já no Brasil, a data começou-se a se tornar mais popular nos últimos anos. As escolas, principalmente as que ensinam idiomas, organizam festas e jogos para a meninada. Aos poucos, o Halloween é reconhecido no por aqui como uma das datas mais legais para diversão. terra.com.br
Halloween - O Dia das Bruxas
O Dia das Bruxas, surgiu há mais ou menos dois mil anos, sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material,. A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão “Ali Halíows Eve”, que significa véspera do Dia de Todos os Santos, dia 01 de novembro.
A Igreja Católica posteriormente tentou cristianizar o "Samhain ", declarando o1º de novembro como o Dia de Todos os Santos e o 2 de novembro com o Dia de Finados, sendo que em ambas as datas os mortos eram lembrados.
Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra a Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druida de Samhain que, de acordo com a crença, reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para leva-los ao céu dos druidas neste exato dia. Para os druidas, Samhain era o fim do verão e o festival dos mortos.
Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno. Algumas pessoas dizem que os espíritos regressam para cometer atrocidades, colocar mau olhado nas colheitas e ocasionar danos materiais.
Outras pessoas garantem que os celtas acreditavam que as almas eram de membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas. No mundo moderno, o Halloween surgiu em XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras.
Conheça um pouco da História:
31 de outubro marca também o termino do ano celtico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes a procura de calor e previsões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas.
Os Druidas invocavam forcas sobrenaturais para acalmar os espíritos maus. Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos as casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nestes rituais, originou-se da crença paga de que, na véspera do Dia de Todos os Santos havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustados" pregavam pecas nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados a fim de que houvesse adaptação as novas maneiras de viver.
Como exemplo temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e tem sua origem entre os irlandeses.
Jack-O-Lantern
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
Trick or Treat (Travessuras ou Gostosuras)
A formula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição vestidas com roupas extravagantes pedindo doces e balas.
Hoje em dia
Principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e com muita alegria. Nestas festas as pessoas usam mascaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engaçado ou horripilante. As crianças saem as ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo por doces dizendo: " Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peca.
Ritual Pagão de Halloween
É tempo de reflexão.
Nos dias que antecedem o Halloween, procure meditar muito sobre seus atos, suas vivências e seu aprendizado no último ano. Não deixe os planos e metas para o ano novo de fora.
Prepare o cardápio e convide seus amigos.
Faça um bolo com frutas cristalizadas, tortas de maçã.
Você pode também preparar assados e separar um bom vinho.
Na hora de preparar a ceia não esqueça que as cores que alegram o ambiente devem ser laranja, roxa e preta.
Prepare uma mesa com maçãs, folhas de cipestre, as comidas da ceia e muitas abóboras recortadas (não esqueça que as abóboras devem ser mantidas com velas acesas por três dias consecutivos).
No centro coloque uma cuia cheia de água e algumas velas acesas - você pode também acender uma fogueira se tiver espaço, mas somente se não for danificar a natureza. As pessoas presentes podem ser convidadas a falar e lembrar fatos de seus antepassados, mas sempre com felicidade, nunca a lembrança deve envolver angustia.
É hora de fazer uma homenagem aos antepassados.
Como é o dia da celebração da morte da escuridão, tanto os espíritos de seres humanos quanto de animais podem ser invocados para auxiliar na leitura de oráculos. Na hora em que partir o bolo, coloque o primeiro pedaço na terra, oferecendo-o a Grande Mãe.
Prepare a Sua Vassoura
Ao contrário do que muita gente acredita, a vassoura não é o instrumento de transporte de bruxas. A função da vassoura é eliminar os maus fluidos, as energias negativas do ambiente. Por isso ela nunca toca o chão quando usada para limpar um ambiente.
Deve ser feita com ervas, que seguindo a tradição, devem ser escolhidas entre ramos de louro, arruda, manjericão, alecrim, alfazemas. Pode-se colocar todas as ervas ou suas preferidas. Coloque-as em feixe e amarre-as em volta de um longo galho seco de qualquer espécie. Você pode ainda acrescentar flores secas como sempre-vivas, camomila e ainda eucalipto.
Fonte: Claudia Galante e outras.
-----------------------------------------
Eu Mago Dam, costumo acender uma fogueira, chamar os amigos, preparar uma bela mesa de frutas, pães e doces, regados a vinho e suco de uva. Invoco os Deuses e Deusas, os Elementos, Magos e Bruxas ancestrais, ofereço uma bela cesta de guloseimas para eles. Peço Conhecimento, e sabedoria para a boa utilização do que me foi passado. Escrevo papéis com as coisas que eu não gostaria que se repetissem no novo ano e as queimo na fogueira. O resto da noite é festa! Não esqueça de fazer as Jack-O-Lanterns com abóboras ocas e uma vela dentro... ah coloque as sementes no forno com um pouco de sal que ficão uma delicia.
Happy Halloween - Feliz Dia das Bruxas: magodamtarot.com
Halloween Pelo Mundo
Abóboras decoram entrada da Casa Branca, em Washington, durante o Halloween
Cartaz onde se lê "Derrube o sistema" é exibido com abóboras de Halloween em acampamento do "Ocupe Washington DC"
Pessoas com fantasias de Halloween marcham durante 15ª Parada do Halloween em Kawasaki, no Japão
Em fotografia publicitária, Anderson Cooper (esq.) está fantasiado como apresentador de talk show Phil Donahue durante entrevista
Homem fantasiado participa de festa de Halloween em um distrito de Hong Kong, na China
Um apoiador do movimento "Ocupe Wall Street" fantasiado brinca com uma réplica de máquina caça-níquel: fotografia.folha.uol.com.br/
Um pouco da história do Halloween dia das Bruxas.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Bruxas
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Halloween pelo mundo
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.
Alguns significados simbólicos:
A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
A vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso
Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
Fontes de Referência:
Folha de São Paulo
Estadinho
Guia dos curiosos http://www.guiadoscuriosos.com.br/
Fonte:http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
A tradição do Halloween pelo mundo
A abóbora faz parte da comemoração do Halloween
A festa do Halloween faz referência ao dia de todos os Santos e, simultaneamente, ao dia de finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países de língua anglo-saxônica, os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o dia dos mortos, já no Oriente Médio esse período é marcado pela tradição e crença popular.
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos e de finados, a data destinada a esse evento é o dia 1° e 2 de novembro, no último as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “tricks or treats”, que em português significa “doces ou travessuras”.
No território mexicano comemora-se no dia 1° de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de "Dia dos inocentes", no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava, no dia que antecede o evento reúne-se parentes e amigos para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada.
Nesse período é comum a produção e distribuição de caveiras doces (de chocolate, marzipã e açúcar).
Na Tailândia é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, o dia é celebrado com música e desfiles, juntos levam a imagem de Buda, segundo eles os Vietnamitas Fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.brasilescola.com
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos e de finados, a data destinada a esse evento é o dia 1° e 2 de novembro, no último as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “tricks or treats”, que em português significa “doces ou travessuras”.
No território mexicano comemora-se no dia 1° de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de "Dia dos inocentes", no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava, no dia que antecede o evento reúne-se parentes e amigos para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada.
Nesse período é comum a produção e distribuição de caveiras doces (de chocolate, marzipã e açúcar).
Na Tailândia é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, o dia é celebrado com música e desfiles, juntos levam a imagem de Buda, segundo eles os Vietnamitas Fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.brasilescola.com
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
Festa de Halloween
O halloween é uma festa que meche com toda a criatividade e imaginação, seja desde as crianças pequenas, até mesmo os adultos que acabam se contagiando com toda a empolgação de seus filhos e decidem fazer uma grande festa para comemorar a noite do dia das bruxas.
Muito típico aqui no Brasil, as pessoas se motivarem e principalmente, se inspirarem completamente nos filmes americanos em que retrata bem a vida e o cotidiano das crianças e adolescentes quando chega o mês de outubro, mais precisamente o halloween.
O halloween é uma das festas que mais faz sucesso no exterior, por possuir uma grande extensão nos Estados Unidos, onde realmente as pessoas levam a sério toda a parte da fantasia, customização, até mesmo a decoração das casas que devem estar encantadoras, é desse modo que a festa ganhou todo o destaque que possui hoje, inclusive aqui em território brasleiro.
Pode ser chamado tanto de halloween, como também de dia das bruxas, o que importa mesmo é o simbolismo que ele nos traz, como filmes de vampiros sugadores de sangue, bruxas malvadas que saem a noite voando em suas vassouras mágicas atrás de crianças desobedientes, monstros que são criados em laboratório por seres humanos comuns, e que, com o passar do tempo acabam matando toda a população da pequena cidade, etc.
Essas são um pouco das histórias que estamos cansados de ouvir quando chega esta data, já que ela esta ligada totalmente com a morte, terror, zumbis, assombrações, etc.
O halloween é uma festa celebrada e comemorada no dia 31 de outubro, que é a véspera do dia de todos os santos.A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos e surgiu entre o povo celta, que acreditavam no último dia do verão, 31 de outubro os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a igreja resolveu cristianizar a festa, criando o Dia de Finados, que passou a ser comemorado no dia 2 de novembro..
A festa está totalmente relacionada em sua origem com a morte, e também em resgatar elementos e figuras assustadoras, existem alguns símbolos bem comuns nas festas de halloween, como por exemplo, fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como o Drácula e tambem o Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doces ou travessura” e terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates entre outros doces.
No Brasil a comemoração desta data ainda é um pouco recente.Pois chegou ao nosso país através de uma grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
Muitos brasileiros afirmam que esta data não tem a ver nada com a nossa cultura, sendo assim deveria ser deixada de lado. Ainda argumentam que o Brasil tem um rico folclore e deveria ser mais valorizado do que festas vindas do exterior. Sendo assim, o governo resolveu criar em 2005, o Dia do Saci, e passou a ser comemorado também no dia 31 de outubro, para ir em conflito com o halloween dos americanos.
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos religiosos, mas principalmente das igrejas cristãs. O argumento que eles usam é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, algumas ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores passados para eles dentro da igreja.
De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem e amor.
O halloween é uma festa que uni as pessoas de todos os bairros, pois muitos jovens e crianças batem de porta em porta, fazendo com que os moradores daquela casa saiam para dar os doces e guloseimas para eles. E assim não resistem em ver toda aquela multidão fantasiada e se divertindo tanto, que acabam optando por entrar na farra junto e assim terminam a noite todos juntos com sacos cheios de doces.
Uma das histórias mais comuns que ouvimos durante o halloween é o Jack.
"Era uma vez um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos, e sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore. Mas, para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. O rapaz coloca a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando." misterfestas.com.br
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)