sexta-feira, 30 de agosto de 2013
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Qual a origem da comemoração do Halloween?
Uma versão ancestral da festa - que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas - provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.
Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.
Terror modernizado
Festa atual guarda poucas semelhanças com os rituais celtas que a inspiraram
NABO QUE VIROU ABÓBORA
O símbolo mais conhecido da festa, a cara assustadora esculpida em abóboras, representa uma antiga lenda celta: Jack, um homem mesquinho condenado a vagar pela eternidade, pediu uma brasa ao capeta e a colocou dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos no século 19, o vegetal foi trocado. Como o nabo era difícil de ser encontrado na América, ele foi substituído pela abóbora acesa com uma vela, que ganhou o nome de Jack da Lanterna
CHAMA RENOVADORA
Na Antiguidade, o fogo era o elemento mais importante do Halloween, que coincidia com o Ano-Novo dos celtas. Na noite da celebração, em 31 de outubro, os druidas, sacerdotes desse povo, acendiam fogueiras para simbolizar a renovação das esperanças para o ano seguinte. No topo das montanhas, o fogo também servia para espantar os espíritos. Algumas festas mantêm tochas até hoje, mas apenas para decoração
CHANTAGEM ANCESTRAL
Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. Para acalmar os espíritos despertados, era comum deixar leite e comida na porta de casa. A moda pegou nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, onde até hoje as crianças saem fantasiadas para pedir doces quando não são atendidas, ameaçam pregar um susto, como fariam os espíritos. A senha é a famosa expressão ("travessura ou gostosura"), provavelmente usada pela primeira vez na década de 30
BRUXAS DO BEM
Outra presença inconfundível no Halloween são as bruxas, mulheres de aparência assustadora que usam a magia para fazer o mal. Essa descrição negativa, entretanto, surge só no século 9, com a influência do cristianismo na comemoração. Para os celtas, as bruxas eram apenas mulheres que conheciam poderes terapêuticos de plantas e ervas. Elas faziam parte da comunidade e podiam participar normalmente das celebrações
MONSTROS HOLLYWOODIANOS
O costume de se fantasiar também surgiu com os celtas, que na época vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes do início do inverno. Atualmente, a fauna monstruosa se modificou bastante, principalmente pela influência das produções de Hollywood. Vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween
Mergulhe nessa
Na livraria:
Halloween: A Grown-Up's Guide to Creative Costumes, Devilish Décor & Fabulous Festivities, Joanne O'Sullivan, Lark Books, 2003: mundoestranho.abril.com.br
31 de outubro - Dia das Bruxas
Por: Michele Borges
Esta festa reproduz as tradições dos povos de Gália e Grã Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, sendo que hoje com adaptações feitas pelos Estados Unidos como as decorações e fantasias. Com maior relevância nos países anglo-saxônixos como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, tem base em celebrações dos antigos povos mas não possui registro assertivo da sua origem.
A celebração deste dia tem duas origens na história:
Na origem pagã, está de acordo com a celebração do povo Celta. Com a invasão dos romanos nas ilhas britânicas, houve a mescla das culturas o que fez com que a origem celta fosse esquecida com o tempo. O povo celta fazia uma comemoração chamada “festa de Samhaim” que acontecia entre os dias 5 e 7 de novembro durando uma semana e dava inicio ao novo ano celta.
Diziam que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar os vivos e os lares, guiando seus familiares rumo ao outro mundo. Esta festa era uma das mais importantes para este povo, pois celebrava o que pra nós seria o “céu e o inferno”. Para os celtas o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não havia sofrimento.
Esta data (embora com outro significado) na origem católica, existe desde o século IV. A igreja da Síria considerava um dia para festejar Todos os Mártires. O Papa Bonifacio, três séculos mais tarde, passou a celebrar o dia para Todos os Santos. Esta festa era celebrada em 13 de maio, porém o Papa Gregório mudou esta data para 01 de novembro. No ano de 840 o mesmo Papa ordenou que esta data fosse comemorada universalmente. Como se tornou uma grande festa, tinha inicio no dia 31 de outubro com celebração vespertina e vigília. Traduzindo para o inglês esta festa era chamada de “All Hallow’s Eve” (vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Outra hipótese para o surgimento desta festa na igreja católica, é que esta, teria tentado eliminar a festa pagã de Samhaim.
A relação entre essa data e as bruxas, ocorreu na Idade Média quando havia a perseguição a homens e mulheres que eram considerados curandeiros. Os que fossem suspeitos dessa prática eram chamados de bruxos no sentido negativo. Como punição eram levados a julgamento e consequentemente a fogueira. Quando essa cultura foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, povo de cultura celta ficou então conhecida como “Dia das Bruxas”.
Hoje o Dia das Bruxas pouco tem a ver com a maneira que era celebrada antigamente. O que restou foi a referência aos mortos, mas com características bem distintas. Devido a esta relação, os símbolos usados nesta festa são sempre assustadores: Bruxas, caveiras e gatos pretos, são comuns nesta data. As crianças participam desta festa se fantasiando e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “doçura ou travessura”. Acontece na véspera do dia de todos os Santos no dia 31 de outubro em grande parte do Ocidente, mas com maior significância nos Estados Unidos.
No Brasil esta comemoração é mais recente e acontece devido à grande influência americana, principalmente pelos grandes veículos de comunicação. Os cursos de inglês também exercem significativa importância neste movimento no país para que haja uma vivência da cultura estrangeira pelos alunos.
Fontes:http://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-das-bruxas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
Trick-or-treat
Trick-or-treat (doce ou travessura ou gostosuras ou travessuras em português) é uma atividade infantil típica do Halloween, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguariais (geralmente doces) através da pergunta trick or treat?, em inglês, e gostosuras ou travessuras?, em português. Esta atividade é uma das principais tradições do Halloween. É socialmente importante para uma pessoa que viva em um bairro com crianças a compra de doces em época do Halloween. A atividade é popular nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Irlanda.
Se as pessoas responderem "doce" essas mesmas dão doces às crianças, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida. É equivalente ao Pão-por-Deus que tem lugar no Dia de Todos-os-Santos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
TOP 10 – Ideias para o Haloween
haloween
O Halloween está chegando e a gente sabe que várias festinhas irão rolar para comemorar o dia mais sombrio do ano. Na hora da decoração, de escolher uma fantasia legal ou até mesmo buscar acessórios divertidos para assustar os outros, rola sempre uma dúvida. Mas calma, a gente te ajuda a criar diversas surpresas neste dia aterrorizante, especialmente se você for o dono da festinha! Olha aí:
1. Tatuagem sombria – Quer causar o efeito de uma machucado bem realista e que não sai de jeito nenhum? Há, no mercado, diversos modelos de tatuagens temporárias perfeitas para imitarem hematomas horríveis! Huhuhu.
2. Monstrengos de quintal – vai dar uma festa e quer impressionar? Coloque alguns monstrengos saindo de lugares estratégicos na sua casa, como do jardim, por exemplo. A gente garante que eles rendem grandes sustos!
3. Docinhos macabros – Os tradicionais docinhos de halloween ficam muito mais apetitosos se forem assustadoramente nojentos. Cérebros, caveiras, melecas, minhocas, aranhas, tudo é bem vindo!
4. Brigadeiro de aranha - Essa é uma dica super fácil de fazer. Brigadeiro é supersimples de preparar, é só colocar umas perninhas e pronto, você terá uma aranha deliciosa!
5. Ponche Macabro - Após esses deliciosos aperitivos, que tal um ponche para refrescar? A receita é a mesma, mas você pode acrescentar ingredientes muito especiais: partes quebradas de bonecos (pés, pernas, braços, cabeças). Lindo, né?
6. Decoração aterrozirante - Não pode faltar uma decoração aterrozirante em suas festas de Halloween. Aí vão algumas ideias que ficam macabras, mas lindinhas: ratinhos na escada, garrafas pet iluminadas em forma de fantasmas e arvorezinhas com morcegos!
7. Teias de aranha - Gente, teias de aranha não podem faltar jamais. Nas janelas, sofás, portas, janelas...elas tem que estar em todos os lugares!!!
8. Múmia escondida - Faça uma múmia com cola e papel higiênico e coloque num lugar escondido...chame aquele amigão para “ver” alguma coisa e o surpreenda com um belo sustinho. Que maldade!
9. Amigos Fantasmagóricos - Compre um tecido branco transparente e, por baixo, faça um rosto aterrorizante para o seu fantasma. Pronto, aí estão os seus fantasminhas nada camaradas para assustar a galera.
10. Você: Isso mesmo, você. Faça o favor de caprichar na fantasia, senão o resto não terá graça. Machucados, sangue e terror tem que ser características presentes na sua fantasia. E capriche na interpretação para sair assustando todo mundo! : )
clubeforoni.com.br
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
O halloween nos dias atuais
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso, foi sendo, aos poucos, incorporada uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época, a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou cerca de metade da população do continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram-se as missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade - algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar, na véspera da festa de finados, as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500 - 1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram-lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da Pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu-se em uma grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo-a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram, inclusive, esquecidas na Europa.universitario.com.br
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)