domingo, 28 de julho de 2013
Halloween
O Halloween é uma forma de recordar a festa dos povos celtas da Irlanda, Reino Unido e norte da França que festejavam o fim da colheita de verão e o início do Ano Novo. O nome Samhain, que mais tarde se tornaria Halloween, também era conhecido como Dia das Almas, em que acontecia o encontro do mundo espiritual e material.
Por volta do século 19, a celebração chegou aos Estados Unidos após a imigração dos irlandeses. O hábito foi incorporado à população americana que, baseados na tradição irlandesa e inglesa, começaram a usar fantasias e ir às casas para pedir comida ou dinheiro, uma prática que mais tarde se transformou no “trick-or-treat” infantil de hoje.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween.http://nayfogaca.com/
OUTUBRO - DIA DAS BRUXAS
A festa, típica da Inglaterra e Estados Unidos, mostra uma tradição de se fantasiar e ir à procura de doces.
Em 31 de outubro, a festa Halloween é comemorada em vários países. No Brasil, a comemoração é chamada de Dia das Bruxas e é apresentada com vários costumes e tradições norte-americanas. Aqui, o Halloween chega na segunda quinzena de outubro e é lembrada, principalmente, por cursos de inglês, boates e restaurantes. Todos aproveitam a data para promover festas e celebrar a data.
Essa folia, típica da Inglaterra e Estados Unidos, mostra uma tradição de se fantasiar e ir à procura de doces, de porta em porta na vizinhança, e enfeitar a casa com abóboras iluminadas e velas. Os personagens das fantasias mais escolhidos pelos jovens são bruxas, vampiros e fantasmas.
A origem do Halloween
Cinco séculos antes de Cristo, o povo celta inventou o Samhain, hoje em dia conhecida como Halloween. A festa foi criada para celebrar, no Hemisfério Norte, o fim do verão e início do Ano Novo. A lenda afirma que fantasmas de pessoas que morreram no ano apareciam, para possuir os corpos dos vivos. A fogueira, um dos elementos típicos da comemoração, era acesa para invocar os espíritos. Quem não queria participar se fantasiava de monstro, para assustar as assombrações.portaleducarbrasil.com.br
Veja os filmes especiais para o dia das Bruxas
O Halloween ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é muito comemorado nos Estados Unidos, por tratar-se de uma data tipicamente americana. É nesta época que muitas emissoras e salas de cinema exibem filmes de terror, com temática gótica ou que simplesmente remetem à data.
O feriado, isolado nos EUA até alguns anos atrás, começou a ganhar popularidade também no Brasil e nos países da América Latina, pela forte influência capitalista em nosso continente. Para muitos, essa data, porém, significa apenas mais um motivo para se divertir.
Muitos foram os casos em que o cinema retratou o Halloween. A data se espalhou em filme de terror, infantis, animações, dramas e até comédias. Confira algumas produções que tratam do assunto:
Abracadabra
(Hocus Pocus, 1993) - Produzido pela Disney, o filme é um grande clássico do Halloween. A trama é focada na história de três bruxas, que ficaram trancadas em um livro por vários séculos até serem libertadas por três jovens, que visitam a casa das malvadas (exposta em uma espécie de museu) por uma simples travessura de Dia das Bruxas. Uma vez que as bruxas são libertadas, elas começam a unir crianças para poder atravessar o feriado e alcançar a juventude eterna, o que deve ser feito em menos de 24 horas.
Halloween
O primeiro filme do famigerado assassino Michael Myers também se passa em um feriado de Halloween (daí o nome do filme). Na trama, Michael Myers mata sua irmã Judith friamente e é internado por 15 anos. Ao ser transferido, ele acaba fugindo e aterrorizando os adolescentes que comemoravam o Dia das Bruxas. No entanto, ele tem um alvo: encontrar Laurie Strode (interpretada por uma jovem Jamie Lee Curtis) e matá-la, algo que tentaria fazer por mais oito seqüências.
Donnie Darko
Donnie Darko é um jovem que tem visões de um coelho gigante e assustador, que o encoraja a fazer brincadeiras estúpidas com os amigos. Um certo dia, na noite de Halloween, uma de suas visões o leva para as ruas e ele se vê diante de um suposto fim do mundo. O filme faz parte do cinema cult, "promovido" pelo diretor Richard Kelly. Em 2006, ele voltou a polemizar com o controverso Southland Tales.
O Estranho Mundo de Jack
Nesta obra-prima de Tim Burton, o diretor consegue reunir duas das mais famosas datas do mundo: o Halloween e o Natal. Jack é uma espécie de espectro que vive na cidade do Halloween. Cansado de sua rotina, ele parte em uma jornada e conhece a cidade do Natal, se encantando pelo clima, mas ainda incapaz de entender o verdadeiro valor da data.
O Halloween de Garfield
Mais do que nos filmes de terror, são nas animações infantis que o Dia das Bruxas fica mais presente. Em O Halloween de Garfield, o gato gordo começa a assustar todos os seus amigos e animais vizinhos até que, por uma brincadeira sem explicação, acaba parando em uma casa mal-assombrada, repleta de fantasmas e personalidades históricas. O filme foi lançado junto a um especial de Natal e outro de Ação de Graças nos Estados Unidos. Vendido em um único DVD, a produção teve bons lucros e até hoje tem exibições nos canais infantis, inclusive do Brasil.
Halloween: It´s The Grinch Night
Depois do sucesso de Como o Grinch Roubou o Natal, Dr. Seuss lançou, em meados de 1970, o livro Halloween: It´s The Grinch Night. Sucesso nas prateleiras, não demorou para que a obra fosse transformada em um curta-metragem de animação e transportado para as telas. Aqui, o vilão Grinch comemora o Halloween e sai na vizinhança para assustar os habitantes do floco de neve. No entanto, um menino está preparado para impedi-lo.
Rocky Horror Picture Show
Uma dos musicais mais aclamados da história, Rocky Horror Picture Show se passa na época de Halloween e, como pede a tradição, traz monstros e vampiros. O tom sarcástico porém, começa quando parte desses seres da noite são travestis e drag-queens sanguinárias, o que assusta um inocente casal que busca ajuda após se perder na estrada.
terra.com
Dia das bruxas, o HALLOWEEN
O Halloween é festejado no dia 31 de outubro, com festas a fantasia, fogueira, crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas etc. Elas saem de casa e pedem guloseimas, com o nome de travessuras e gostosuras.
A história desta data tem mais de 2.500 anos. Surgiu entre o povo celta. Hoje comemorado em várias partes do mundo. Neste dia, no calendário celta é considerado o principal dia de descanso das bruxas.
Halloween no Brasil
Aqui, esta comemoração é recente. Tem grande influência da cultura americana, devido a TV e filmes. Os cursos de língua inglesa tiveram uma grande participação para que o Brasil comemorasse essa festa, que na minha opinião não é muito divulgado, mas aos poucos vai se popularisando.
Muitos brasileiros não são a favor, pois acham que nada tem a ver com a nossa cultura e que deveria ser deixada de lado. O Brasil tem um rico folclore que deve ser mais valorizado.
Por outro lado, em 2005 foi criado o Dia do Saci, comemorado também no dia 31 de outubro.
Eu concordo que no Brasil o Halloween não tem graça, mas nos Estados Unidos, fazem uma festa linda, rica em detalhes e bastante colorida.
O legal é que as crianças que aniversariam nesse dia, podem comemorar com todos os simbolos do Dia das Bruxas, fazendo da sua festa uma comemoração diferente e bem divertida.dietasuave.wordpress.com/
quinta-feira, 18 de julho de 2013
ABÓBORAS DE HALLOWEEN, A HISTÓRIA DE JACK-O – LANTERN.
Temos sempre visto em filmes americanos de suas casas pessoas colocam abóboras que esvaziado e iluminado com velas e são eles esculpir uma face com forma grotesca para que estes podem causar horror, mas na realidade sabemos onde faz a origem destas abóboras esculpidas?
Essas abóboras vêm de Irlanda, bom, uma história surgiu na Irlanda Irish migrantes que chegaram nos Estados Unidos a esquerda como herança; e a história diz-nos mais ou menos assim.
A legenda tem-que há muitos anos em uma noite das bruxas em uma aldeia irlandesa que havia um homem que era conhecido como “Jack mesquinho,” que tinha a fortuna ou infortúnio, se encontram com o próprio Satanás em uma taverna na época, este personagem tinha bebeu durante toda a noite e apesar disso eu pode enganar o diabo; em seguida, ofereceu sua alma em troca de uma última bebida e mudança que pagaria todas as bebidas que tinham consumido durante a noite, para que o diabo fez não objeção e fez o que o homem, pedindo-lhe em troca da obtenção de uma alma, em vez de tortura. O diabo esticar uma moeda para o garçom, mas Jack tomou muito rapidamente o e entrou no seu bolso com uma Cruz de prata e impedir que o diabo foi libertado e adoptar a forma original; assim que Jack fez a promessa do diabo que ele não viria por mas mais dez anos, o diabo, sendo forçado a transformar-se não aceitar relutantemente e Jack libero ele poderia ir.
A vida de Jack foi gasto apenas dez anos mais, sempre a festa e não sendo desejada por qualquer pessoa por sua natureza áspera e uma noite caminhando através da floresta, o diabo estava presente para reivindicar a alma deste homem, resignado Jack disse que sua alma pode ser, mas antes ele deveria pedir um último favor, do que simplesmente o diabo trepara para uma árvore de Apple e aventara você é um de seus frutos para que esta seria sua última refeição; o diabo para ver como simples isso foi amandinhasloir de saltar para um ramo e levou a Apple jogando o homem; mas Jack correu em uma pressa antes que o diabo percebeu e marcou uma cruz na casca da árvore; assim que o diabo não poderia reduzir a árvore e Jack forçou-o a prometer nunca mais a procurar sua alma; novamente o diabo realmente irritante prometeu e Jack haste casca para apagar a Cruz e imediatamente desapareceu o diabo.
Jack morreu alguns anos mais tarde e alcançou o céu onde não foi recebido por seus inúmeros pecados dentro que destacou prejudicá-la com sua saúde bebendo e sendo um fraudador; Então, imediatamente que a alma de Jack foi lançada para o inferno, onde o demônio surpreso viu e disse a ele que ele não poderia tomar sua alma com a promessa que tinha sido feita e disse-lhe que a punição foi para sempre vagando sem receber um descanso e voltar onde ele tinha sido, Jack começou a caminhar para sua eterna vagando mas estava muito escuroEu não podia ver qualquer coisa e eu imploro o demônio, ajudando o diabo concordou e enviou um carvão ardente do inferno que é nunca morrer, Jack não quer levá-la com sua mão próximo a ele viu um nabo que eu ahueco fez buracos para que pudesse entrar a luz, tenho o carvão dentro e começou sua vagando na terra como uma penalização e sem descanso, e agora a alma de Jack vagueia para sempre com sua lanterna.
Os irlandeses utilizados nabos para seu “lanternas do Jack“, mas quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos advertiu que as abóboras eram mais abundantes que nabos. Por esse motivo, surgiu o costume de esculpir abóboras para Halloweennoitee transformá-los em lanternas, inserindo uma grelha ou uma vela dentro. A lanterna não tinha nenhum objectivo convocar espíritos malignos mas mantenha-os longe de pessoas e suas casas.cazamitos.com/
Cavaleiro Sem Cabeça
O Cavaleiro Sem Cabeça é um fantasma muito popular no folclore americano vindo de lendas europeias, onde era conhecido como Dullahan (significa sem cabeça ou decapitado em Irlandês).
Sua lenda surgiu na Irlanda, onde era tido como uma variante de fada ou espírito, sem cabeça que era geralmente visto de uma forma espectral, montando um cavalo negro, carregando sua cabeça em baixo de seu braço. Os olhos da cabeça são enormes, portando moscas enquanto a boca está com um constante sorriso que vai de um lado a outro de sua terrível face.
A carne da cabeça tem a textura e o cheiro de queijo mofado, é realmente assustadora assim como seu chicote de costelas humanas. As armas que ele geralmente usa são feitos de uma forma similar a figuras fúnebres como velas dentro de crânios humanos ou em histórias mais modernas em abóboras ou um nabo (ver também Jack O’ Lantern) para iluminar seu caminho, partes de ossos como das coxas perfuradoras, machados e espadas que consegue tirar de suas vítimas decapitadas.
Algumas pessoas já relataram o estranho ser espectral também dirigindo uma carroça, quando esta é também feita de restos humanos. Uma lenda diz que quando o cavalo do Cavaleiro Sem Cabeça para de correr, uma pessoa irá morrer. A cabeça dele grita seu nome então a vítima é decapitada.
Não há nenhuma maneira de barrar o caminho de um Cavaleiro Sem Cabeça, eles conseguem arrombar todas as fechaduras e portões que estiverem a sua frente, além de também não gostar de curiosos observando seus assassinatos, costumam assim, jogar uma bacia de sangue nos que se atrevem ao espiar, marcando-os assim que sua morte está próxima, ou então atacando os observadores nos olhos com seu chicote.
O único ponto fraco desses seres sinistros é o ouro, o que os aterroriza misteriosamente, espantando-os mesmo com um simples alfinete de ouro, eles sentem sua força de longe, e fogem.
Tal criatura irlandesa deu a inspiração para Washington Irving escrever seu famoso conto The Legend Of Speepy Hollow ou A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Tal conto foi adaptado várias vezes para o cinema, mas podemos citar com mais notoriedade a versão de Tim Burton de 1999. O Cavaleiro Sem Cabeça também foi modelo para duas histórias dos Irmãos Grimm.misteriosfantasticos.COM
DIA DAS BRUXAS - HALLOWEEN
Um pouquinho da história do Halloween
Dia das Bruxas
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
trick_or_treats
Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo.
Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
Enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Bruxas
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.
Alguns significados simbólicos
Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria / a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
Moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
Bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
Aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
Morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
Sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato Preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso:visualrp.COM
Jack O' Lantern
A lenda de Jack O' Lantern
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem do folclore Irlandês. Uma vez em 31 de Outubro, um alcoólatra grosseiro chamado Jack, bebeu excessivamente e o Diabo veio levar sua alma.
Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o Diabo o concede. Jack estava sem dinheiro para o último copo, e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda, mal vê a moeda sobre a mesa, Jac guarda a moeda na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: Libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolver mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo...
No próximo ano, na noite de 31 de Outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceite e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para o seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mais sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Os namos na Irlanda eram usados como seu "Lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que os nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma vela.spectrumdark99.com
A lenda de Jack O'Lantern
Uma lenda irlandesa conta que em um 31 de outubro, Jack – homem alcoólatra e grosseiro – bebeu mais do que de costume e o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para viver, Jack implora por mais um copo de bebida. O Diabo, compadecido, concorda.
Sem dinheiro para o último trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não dura muito.
No ano seguinte, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, joga um pedaço de carvão para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.klickeducacao.com
terça-feira, 16 de julho de 2013
Decorações para Festa de Halloween, Dicas e Temas, Painéis e Enfeites
Confira algumas Dicas de Decorações para Festa de Halloween, Temas e Criatividade, Enfeites e Painéis
No Halloween as Festas a Fantasia são muito comuns, além disso escolas e casas são enfeitados e decorados no clima Assustador. Entre os principais artigos da decoração estão as Abóboras, Fantasmas, Caveiras, Bruxas e outros.
Veja algumas decorações assustadoras para decorar a sua festa.
* A Clássica abóbora com carinha é um boa opção para Mesas de Doces e Aperitivos, ou mesmo no Chão com Gelo Seco…
* Painéis e Enfeites de Múmias, Fantasmas e Vampiros!
* Temas de Caveiras, Bruxas e Noites Enluaradas são muito Assustadores, combinam com a ocasião.
:not1.com.br
Veja fotos das comemorações de Halloween pelo mundo
Mulher participa de uma caminha zumbi na Cidade do Cabo, na África do Sul. Centenas de pessoas saíram às ruas vestidas de zumbi para celebrar o Halloween
Com sangue falso nas roupas, sul-africanas se juntaram à multidão que celebra o Dia das Bruxas nas ruas da Cidade do Cabo
Alguns participantes capricham na maquiagem para participar da comemoração do Dia das Bruxas
Homem se veste de pirata para participar da festa na
África do Sul
Em Santa Monica, na Califórnia, uma loja de surfe comemora a data com um campeonato onde os competidores surfam fantasiados, como Lorenzo Maggiore, 51 anos, que concorre vestido de Dorothy, do filme "O Mágico de Oz"
Denise Waling, 33 anos, entra na água vestida de Mulher-Maravilha
Nancy Sobel, 57 anos, concorre como um polvo de Halloween
Fantasma assombra escola de Manila, nas Filipinas
Demônio corteja feiticeira durante o Halloween filipino
Procissão dos Espírito Malignos em Krasnoyarsk, na Rússia
Vampira russa busca vítimas durante procissão maligna
Fantasiado, morador pede doces nas casas de Avondale Estates, no Estado americano da Geórgia
Garota usa maquiagem de Halloween pelas ruas de Yerevan, capital da Armênia
Ator prega sustos na Haunt House, local que é atração turística em Caddo Mills, no Texas
Ator usa serra elétrica para dar sustos em visitantes da Haunt House, em Caddo Mills, no Estado americano do Texas
Mulher pede doces fantasiada e maquiada, em Avondale Estates, na Geórgia, nos Estados Unidos
Palhaço macabro dirige pela Cidade do México na noite de Halloween. A festa, que é mais comum em países de língua inglesa, tem origens pagãs e religiosas de culto e homenagem aos mortos. Nos dias de hoje, a noite de 31 de outubro é reservada a fantasias assustadoras e brincadeiras de "doçuras ou travessuras" - tradição inventada nos Estados Unidos
noticias.terra.
A celebração e a origem do Halloween
O Halloween, conhecido como a Festa das Bruxas, é celebrado nos Estados Unidos no dia 31 de outubro. Sua origem remonta do povo celta e sua celebração sempre foi marcadamente pagã. Por isso, muitos cristãos não celebram o Halloween principalmente porque muitas pessoas fazem cultos às bruxas nesse dia. Existe até mesmo informações de que crianças eram sacrificadas vivas aos deuses pagãos na noite de 31 de outubro. Esta celebração ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte.
A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista.
Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade.
Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.
Origens
Halloween significa "All hallow’s eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere de noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. Entretanto, o antigo costume anglo-saxão lhe roubou seu estrito sentido religioso para celebrar em seu lugar a noite do terror, das bruxas e dos fantasmas. Halloween marca um triste retorno ao antigo paganismo, tendência que se propagou também entre os povos hispânicos.
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
Relatos históricos contam que a celebração do Halloween se iniciou com os celtas, antigos habitantes da Europa Oriental, Ocidental e parte da Ásia Menor. Entre eles habitavam os druidas, sacerdotes pagãos adoradores das árvores, especialmente do carvalho. Eles acreditavam na imortalidade da alma, a qual diziam se introduzia em outro indivíduo ao abandonar o corpo; mas em 31 de outubro voltava para seu antigo lar a pedir comida a seus moradores, que estavam obrigados a fazer provisão para ela.
O ano celta concluía nesta data que coincide com o outono, cuja característica principal é a queda das folhas. Para eles significava o fim da morte ou iniciação de uma nova vida. Este ensino se propagou através dos anos junto com a adoração a seu deus o "senhor da morte", ou "Samagin", a quem neste mesmo dia invocavam para lhe consultar sobre o futuro, saúde, prosperidade, morte, entre outros.
Quando os povos celtas se cristianizaram, nem todos renunciaram aos costumes pagãos. A coincidência cronológica da festa pagã com a festa cristã de Todos os Santos e a dos defuntos, celebrada no dia seguinte, se mesclaram. Por isso, naquele tempo, em vez de recordar os bons exemplos dos santos e orar pelos antepassados, muitos se enchiam de medo diante das antigas superstições sobre a morte e os defuntos.
Nos Estados Unidos e em outros países
Alguns imigrantes irlandeses introduziram Halloween nos Estados Unidos aonde chegou a ser parte do folclore popular. Acrescentaram-lhe diversos elementos pagãos tirados dos diferentes grupos de imigrantes até chegar a incluir a crença em bruxas, fantasmas, duendes, drácula e monstros de toda espécie.
Em 31 de outubro de noite, nos países de cultura anglo-saxã ou de herança celta, celebra-se a véspera da festa de Todos os Santos, com toda uma cenografia que antes recordava aos mortos, logo com a chegada do Cristianismo às almas do Purgatório, e que agora se converteram em uma salada mental em que não faltam crenças em bruxas, fantasmas e coisas similares.
Em troca, nos países de cultura mediterrânea, a lembrança dos defuntos e a atenção à morte se centram em 2 de novembro, o dia seguinte à celebração da ressurreição e a alegria do paraíso que espera à comunidade cristã, uma família de "santos" como a entendia São Paulo.
Diversas tradições se unem, mesclam-se e se influem mutuamente neste começo de novembro nas culturas dos países ocidentais. Na Ásia e África, o culto aos antepassados e aos mortos tem fortes raízes, mas não está tão ligado a uma data concreta como em nossa cultura.
Certamente na Galicia se unem duas tradições: a celta e a católica, por isso é esta a região da Espanha em que mais perdura a tradição da lembrança dos mortos, das almas do Purgatório, muito unidas ao folclore local, e as lendas sobre aparições e fantasmas.
Em toda a Espanha perdura um costume sacrossanto que se introduziu nos hábitos culturais: a de representar nesta data alguma peça de teatro ligada ao mito de Dom Juan Tenorio. Foi precisamente este personagem, "o gozador de Sevilha ou o convidado de pedra", criado pelo frade mercedário e dramaturgo espanhol Tirso de Molina, que se atreveu a ir ao cemitério, nesta noite, para conjurar as almas de quem havia sido vítimas de sua espada ou de sua possessividade egoísta.
Abóbora, guloseimas, disfarces… e rituais
A abóbora foi acrescentada depois e tem sua origem nos países escandinavos e em seguida retornou a Europa e ao resto da América graças à colonização cultural de seus meios de comunicação e as séries e filmes importados. Nos últimos anos, começa a fazer furor entre os adolescentes mediterrâneos e latino-americanos que esquecem suas próprias e ricas tradições para adotar a oca abóbora iluminada.
Uma antiga lenda irlandesa narra que a abóbora iluminada seria a cara de um tal Jack Ou’Lantern que, na noite de Todos os Santos, convidou o diabo a beber em sua casa, fingindo um bom cristão. Como era um homem dissoluto, acabou no inferno.
No Hallowe’em (do All hallow’s eve), literalmente a Véspera de Todos os Santos, a lenda anglo-saxã diz que é fácil ver bruxas e fantasmas. Os meninos se disfarçam e vão com uma vela introduzida em uma abóbora esvaziada em que se fazem incisões para formar uma caveira- de casa em casa. Quando se abre à porta gritam: "trick or treat" (doces ou travessuras) para indicar que gastarão uma brincadeira a quem não os de uma espécie de propina em guloseimas ou dinheiro.
Em todas estas representações ritos e lembranças resiste um desejo inconsciente, pagão, de exorcizar o medo à morte, subtraindo a sua angústia. O mito antigo do retorno dos mortos converteu-se hoje em fantasmas ou dráculas com efeitos especiais nos filmes de terror.linhaaberta.com/
Assinar:
Postagens (Atom)